3ª Etapa do Emagrecer Renovando10 Atitudes

 

Este programa só se aplica às pessoas saudáveis.


O vilão chama-se CARBOIDRATO REFINADO e o herói são as FIBRAS


Os carboidratos são:

·         Açúcar cristal

·         Açúcar de confeiteiro

·         Açúcar mascavo

·         Dextrose

·         Frutose

·         Mel

·         Xarope de milho

·         E todos os açúcares utilizados nos produtos industrializados

Pior ainda são os carboidratos refinados como:

  •   Farinhas brancas como polvilho, amido de milho, farinha de trigo, farinha de milho
  •  Arroz branco
  • Macarrão de farinha branca
  •  Qualquer alimento que utilizou farinha refinada no seu preparo, ex.: molho de alimentos prontos.


Um cardápio bem planejado tem em média 60% do total de suas calorias em carboidratos. Este cardápio pode variar entre 50 a 70% de carboidrato de acordo com as necessidades individuais.

Os bons carboidratos são os alimentos mais importante para termos saúde a longo prazo. Os carboidratos benéficos são provenientes de alimentos integrais de origem vegetal. O melhor é consumi-los integrais, que são repletos de fitonutrientes.

Você deve se concentrar em carboidratos de carga glicêmica baixa – CG, assim emagrecerá com saúde e mais importante, manter o peso sobre controle.

Quando você ingere alimentos de alto índice glicêmico – AIG -  o organismo produz mais insulina que transmite ao cérebro sinais para que coma mais, e a insulina é lipogênica.

Os alimentos não processados têm muito mais fibras do que os carboidratos refinados.

As FIBRAS são o segredo para uma dieta com CG baixa. As fibras são substâncias poderosas, com capacidade de ajudar no emagrecimento, na queda de níveis de colesterol e açúcar no sangue, na diminuição do risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes e na redução da inflamação.

As fibras são como uma esponja que se liga à gordura e ao açúcar presentes no trato digestivo. Assim a absorção destes alimentos fica mais lento e menor.

Como o corpo precisa trabalhar mais para digeri-las, a fibra torna este processo mais vagaroso. Imagine uma laranja e seu suco. Se comer a laranja com toda a sua pectina (parte branca da laranja que é fibra solúvel) e bagaço seu corpo vai usufruir todos os seus nutrientes mas terá que trabalhar muito mais no processo da digestão.  MAIOR TRABALHO E MENOR ABSORÇÃO.

 Já o suco da laranja será digerido e absorvido sem esforço metabólico, CG mais alta e maior número de frutas para dar um copo de suco, o que gera mais calorias. MENOR TRABALHO E MAIOR ABSORÇÃO. Tudo isto são fatores decisivos no processo de emagrecimento e manutenção do peso.

Fique atenta, inclua diariamente entre 25 e 30 gr de fibras solúveis e insolúveis no seu cardápio.


Até mais, bjão da sua nutricionista favorita Letícia costa - Participe e mande suas dúvidas, teremos prazer em saber o que vc pensa.